Header

Arruda dos Vinhos cria transporte público municipal

A Câmara de Arruda dos Vinhos vai criar, até ao primeiro semestre de 2020, um circuito de transportes públicos coletivos entre as freguesias e a sede do concelho, para o qual o executivo municipal aprovou  o respetivo regulamento.

Com o ‘TUA Casa- Transportes Urbanos de Arruda’, esta autarquia do distrito de Lisboa pretende “melhorar a oferta ao dispor das populações, sobretudo na época de pausas letivas” e contribuir para a pegada carbónica, desincentivando o uso do transporte particular, refere a proposta, a que a agência Lusa teve acesso.

Até ao primeiro semestre de 2020, a câmara municipal tenciona implementar três circuitos diferentes de transportes rodoviários de passageiros entre as diversas freguesias e a sede do concelho.

Cada circuito vai funcionar em dias alternados, complementando a oferta pública de transportes, e vai ser assegurado por um autocarro da autarquia, que era usado até agora nos transportes escolares.

Segundo a proposta de regulamento, que foi aprovada por unanimidade, vai ser cobrado um bilhete de 2,5 euros ou passe mensal de 10 euros ou anual de 100 euros.

O regulamento, que vai ser ainda sujeito a consulta pública e à assembleia municipal, prevê a isenção do custo para dirigentes associativos, cidadãos em situação de desemprego, beneficiários do Rendimento Social de Inserção, do ‘cheque farmácia’ ou com carência económica.

Estão também previstas reduções de 50% para titulares do cartão sénior municipal, cartão jovem municipal, alunos da Universidade da Terceira Idade ou para famílias numerosas.

O sistema municipal de transportes vai ser gerido pelo município ou por uma entidade por este designado.

Com este projeto, a autarquia prevê gastar por ano cerca de 13 mil euros.

FYC // MCL

Lusa

Você também pode gostar ...

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

1