Lourinhã e Torres Vedras com 1,3ME para financiar emprego e projetos ligados ao mar

Escrito por a 27 Novembro, 2018

As freguesias costeiras dos concelhos de Torres Vedras e da Lourinhã têm disponíveis cerca de 1,3 milhões de euros para financiar projetos de empreendedorismo ou ligados ao mar, anunciou hoje a entidade gestora desses fundos comunitários.

Dos dois milhões de euros atribuídos à Agência de Desenvolvimento Costeiro ecoCOAST, estão disponíveis 1,3 milhões de euros, sendo lançados novos avisos de candidatura no início do próximo ano na respetiva página da Internet, disse a coordenadora do Grupo de Ação Local (GAL) Ecomar, Carla Paulo Rodrigues, à agência Lusa.

Até outubro, o restante financiamento ficou comprometido, mas não foi liquidado aos beneficiários.

Ao fim de ano e meio de atividade, a ecoCOAST recebeu cinco candidaturas para os incentivos à inovação e empreendedorismo, financiados pelo programa operacional Centro 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e do Fundo Social Europeu.

As cinco foram aprovadas e vão permitir criar nove postos de trabalho ao desenvolverem projetos que contribuem de forma indireta para a economia do mar, com um investimento total de 247 mil euros.

Dos 516 mil euros disponíveis, ficaram comprometidos 159 mil euros de financiamento, abaixo do expectável, e 365 mil euros ainda disponíveis, segundo aquela entidade gestora.

Ao financiamento de 1,5 milhões de euros do Programa Operacional Mar2020, concorreram 15 candidaturas, mas apenas sete foram analisadas pela ecoCOAST.

Das sete, duas desistiram, uma foi indeferida e quatro foram aprovadas com um financiamento de 202 mil euros para um investimento total de cerca de 267 mil euros.

As restantes oito foram apresentadas por entidades do órgão de gestão do GAL e foram apreciadas pela delegação de Caldas da Rainha da Direção Regional de Agricultura e Pescas.

As candidaturas aprovadas receberam um financiamento de 597 mil euros.

A Agência de Desenvolvimento ecoCOAST recebeu do Mar2020 quase 1,5 milhões de euros de financiamento, dos quais estão ainda por atribuir 991 mil euros.

No primeiro programa, cujo financiamento se situa entre 30 a 50% do investimento total, são aceites candidaturas para a criação de micro e pequenas empresas ou para a expansão e modernização de outras existentes.

O financiamento do Mar 2020 atribuído à ecoCOAST destina-se a financiar até 85% projetos de inovação, qualificação escolar e profissional, de preservação e valorização do património natural e paisagístico ligados ao mar, a pesca, o turismo e os produtos locais ligados ao mar.

A ecoCOAST gere os fundos atribuídos ao GAL Ecomar para as freguesias de A-dos-Cunhados/Maceira, Silveira e São Pedro da Cadeira, no concelho de Torres Vedras, e Lourinhã/Atalaia, no concelho da Lourinhã, no distrito de Lisboa.

Os dois municípios estão entre os 35 parceiros.

FYC // MLS

Lusa


Opinião do leitor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Vida Fm

Arruda dos Vinhos

Current track
TITLE
ARTIST