Entrevista de “Surma” na Vida Fm

“Antwerpen”, primeiro álbum da cantora, conquista público. Tema “Hemma” no topo das preferências.

Surma ou Débora Umbelino, são a mesma pessoa. Fazem parte da mesma “Hemma” (significa casa) e são apaixonadas pela mesma tribo que inspira o nome Surma (da Tribo Surma, indígenas do sul da Etiópia).

A artista leiriense que em 2016 lançou o single “Maasai”, lançou em 2017 o seu primeiro álbum “Antwerpen” que rapidamente contagiou o mercado musical e o público em geral para aquele que é já um avassalador sucesso, quer nas pistas de dança, quer nos tops nacionais.

Surma é muito mais do que uma artista da dita música alternativa. Surma é intemporal e única naquilo que transmite em palco. Toca sete instrumentos em simultâneo com a melodia na voz e quase nos esquecemos que sozinha consegue ser Rainha em palco.


Atualmente a aprender violino e harpa para trazer ainda mais grau de superação aos seus espectáculos, é na sua simplicidade conjugada com o amor com que se entrega aquilo que faz que Surma, consegue contagiar adrenalina musical junto de quem já é fã ou de quem a ouve pela primeira vez.

A música é a sua casa. Desde bebé que a música é na verdade, a grande paixão da sua vida. Lembra-se de os pais contarem que a música sempre a acalmou. Ainda hoje sente que isso pode ter tido uma influência decisiva neste amor pela música que nunca mais a largou.

É isso que a faz feliz. Tranquilamente. De forma absolutamente inata. Como natural é o amor que a une a “Antwerpen” e ao projeto Surma. A maior tribo de felicidade na sua vida.

Podemos escutar Surma em qualquer lugar que rapidamente a identificamos numa verdadeira sinfonia de contrastes, que vão do folk ao jazz, da música urbana à música de fusão, singularidades sonoras mágicas que nos transportam a outros horizontes musicais, onde a pauta é uma constante metamorfose de notas e sons tornados bailado, em sonho(s).

O sonho da Surma pode ser carregado na internet (Apple music, na página oficial da cantora), podendo também acompanhar a agenda de concertos e novidades na sua página no Facebook.

A Rádio Vida FM entrevistou a cantora (a 13 outubro’17 no Curt’Arruda – Festival de Cinema de Arruda dos Vinhos) e sentiu-se “Hemma” (em casa) com aquela que é já considerada como um dos nomes mais promissores do universo da música nacional independente.

Já a seguir, o videoclip do tema “Hemma”, incluído na produção do seu primeiro álbum “Antwerpen” (2017).

Texto/entrevista e fotos: Daniela Assis/Vida Fm

Você também pode gostar ...

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

1