Festival Literário Internacional arranca hoje em Óbidos

O Folio – Festival Literário Internacional de Óbidos, arranca hoje na vila medieval onde, sob a o signo da “Utopia”, terão lugar, até 02 de outubro, cerca de 250 iniciativas em torno da literatura.

Na sua segunda edição o festival, com que a organização estima atrair mais de 20 mil visitantes, vai contar com a participação de autores consagrados, entre os quais o prémio Nobel da Literatura V.S. Naipaul, natural de Trinidad e Tobago, o britânico Salman Rushdie, o islandês Jón Kalman Stefánsson, o mexicano Juan Pablo Villalobos, a luso-angolana Djaimilia Pereira de Almeida, e a ilustradora alemã Jutta Bauer.

Dezoito mesas de autor, tertúlias, leituras encenadas, aulas, exposições, teatro, concertos, cinema e um seminário internacional de educação marcam o evento que celebra os 500 anos da publicação de “Utopia”, de Thomas More, o Ano Internacional do Entendimento Global, o centenário do nascimento de Vergílio Ferreira, os 500 anos da morte do pintor Hieronymus Bosch e os 400 da morte de William Shakespeare e Miguel de Cervantes. Evocará ainda o poeta Ruy Belo (1933-1978), autor de “País possível”, a quem será dedicado um dia do festival.

Organizado pela câmara de Óbidos, com o apoio do Turismo Centro de Portugal, o festival tem este ano um orçamento de 595 mil euros (apoiados por fundos comunitários) e cerca de duas dezenas de parceiros para os 11 dias de programação.

DYA/ (AG) //GC

Fonte: Lusa

Você também pode gostar ...

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

1