Header

2014: Futebol, televisão, mortes e dinheiro fácil foram os interesses segundo o Google

googleOs portugueses gostam de futebol e da “Casa dos Segredos”, emocionam-se com vidas e mortes das figuras públicas, querem enriquecer sem trabalhar, preocupam-se com questões económicas e de saúde e não perdem as novas gerações de telemóveis.

Este poderia ser o retrato de um português típico, com acesso à internet, a avaliar pelas tendências de pesquisa do ano, no Google, o motor de buscas mais usado a nível mundial.

Foi lá que foram procurar como fazer pulseiras ou bolo de chocolate, quais os sintomas da ‘legionella’ ou como funciona a dieta dukan. Foi lá que foram buscar informações sobre férias na Madeira ou em Cabo Verde, sobre os atores Rodrigo Menezes e Robin Williams (ambos morreram este ano), sobre o iPhone6, o telemóvel Galaxy S5 ou o Telexfree, um esquema “em pirâmide” para ganhar dinheiro.

Em 2014 foi “Mundial 2014” (Mundial de Futebol no Brasil), duas das palavras que os portugueses mais pesquisaram, seguindo-se “Secret Story 5” (Casa dos Segredos, um programa televisivo que segue a vida de um grupo de pessoas fechadas numa casa) e depois “Rodrigo Menezes”, o nome de um jovem ator que, no início de outubro, foi encontrado morto em casa.

Na lista de tendência de pesquisas, a que a Lusa teve acesso, surge depois “Blog Azul”, que é uma página sobre a Casa dos Segredos, a palavra NOS (grupo de comunicações recente, resultado da fusão dos grupos Zon e Optimus) e depois “Novo Banco”, que substituiu o Banco Espírito Santo, com o descalabro financeiro do grupo económico.

São tendências de pesquisas em alguns casos ligadas a assuntos que marcaram o ano, como o surto de ‘legionella’ que afetou a zona de Vila Franca de Xira em novembro e que infetou 375 pessoas, provocando 12 mortes. Associadas à bactéria, os portugueses usaram no Google palavras como “sintomas”, “contágio”, “tratamento” ou “cura”, entre outras.

Este foi também o ano em que milhares de crianças e jovens fizeram pulseiras em plástico para dar, trocar ou principalmente vender. O Google ressentiu-se disso e, associado à palavra “como”, surge em primeiro lugar “fazer pulseiras”, seguindo-se “como funciona Telexfree” e “como funciona Wenyard”, este, como o primeiro, mais um esquema de pirâmide (os que entram financiam os que já lá estão) que promete lucros fáceis e sem trabalho.

Na moda parece que estiveram este ano também as migas, o que os portugueses mais buscaram a seguir, mais ainda do que como emagrecer rapidamente, segundo a mesma lista de tendências. E nas dietas foi a Dukan a mais procurada, criada por um francês que foi expulso da Ordem dos Médicos por causa dela.

No lado oposto (receitas) foram as formas de fazer bolos de chocolate e de iogurte as que tiveram mais procura, seguindo-se o bacalhau com natas.

Para as férias, além da Madeira e Cabo Verde estiveram no top as pesquisas sobre os Açores, Cuba e Disneyland Paris.

No top esteve também a apresentadora de televisão Cristina Ferreira e o músico Tony Carreira, cujas buscas só foram suplantadas por Rodrigo Menezes.

As tragédias envolvendo figuras públicas fizeram disparar as buscas e, por isso, em termos internacionais, a maior tendência foi para Robin Williams (ator que morreu a 11 de agosto), seguindo-se Philip Seymour Hoffman (ator que morreu a 02 de fevereiro) e Dwayne Johson (ator vítima de um boato de que tinha morrido) e Michael Schumacher (piloto de Fórmula 1 que sofreu um acidente grave a 29 de dezembro do ano passado, quando esquiava).

No início do ano morreu também Eusébio, aos 71 anos, e o seu nome ficou em terceiro lugar na lista dos jogadores de futebol mais procurados, suplantado pelo português Cristiano Ronaldo e pelo brasileiro Neymar.

Nos eventos, foi também o futebol que mais entusiasmou os utilizadores portugueses da internet, que colocaram o Mundial do Brasil em primeiro lugar no “top ten”, seguindo-se os festivais de música Rock in Rio e Optimus Alive e depois a cerimónia dos Óscares (nos Estados Unidos, ligada ao cinema).

Ainda no cinema, nos 10 filmes mais procurados através do Google, na Internet, surge em primeiro lugar a animação “Frozen”, seguindo-se “Divergent”, um filme de ficção científica.

Na música, a tendência mete “Bailando”, do espanhol Enrique Iglesias, em primeiro lugar, seguindo-se a palavra angolana “jajão”, associada ao género quizomba.

FP // MAG

Lusa/fim

Você também pode gostar ...

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

1