Investimento de 1,2 milhões de euros pronto a arrancar no porto da Nazaré

porto_nazareA câmara da Nazaré anunciou o arranque da reparação do molhe norte do Porto da Nazaré, um investimento de 1,2 milhões de euros que permitirá reparar os danos causados pelo temporal de 2013.

A obra foi adjudicada a 1 de agosto pelo Ministério da Agricultura e do Mar e, segundo a câmara, começaram agora “os preparativos para a reparação do molhe” que ficou parcialmente destruído pelo temporal de janeiro de 2013.

O investimento, de 1,2 milhões de euros, incidirá na reconstrução de toda a zona “incluindo a cabeça de rotação e a sua proteção, que será efetuada com um material mais resistente, os tetrápodes”, explica a autarquia numa nota enviada à imprensa.

A obra arrancará com a reparação do molhe norte, após o que será interrompida durante o inverno.

No próximo ano, o Ministério da Agricultura e do Mar avançará com mais um investimento, na ordem dos 500 mil euros, para a reparação do molho sul do porto de abrigo.

Nesta segunda fase será feito o “reperfilamento do talude interior do quebra-mar, e o reforço, na mesma zona, do talude exterior, e do seu pé”, refere a câmara.

A reparação dos dois molhes tem sido reivindicada nos últimos anos pela câmara da Nazaré cujo presidente, Walter Chicharro (PS), considera o porto de pesca um equipamento crucial para o “apoio à atividade piscatória” e para a criação de “infraestruturas que possam potenciar a instalação de outras atividades económicas”.

Além da reparação dos molhes, a câmara pretende que seja efetuada uma dragagem na entrada da barra portuária, onde o processo de assoreamento tem vindo a dificultar a entrada e saída de embarcações.

A reparação dos cais e áreas de passagem de tripulantes de embarcações são outras reivindicações da autarquia que reclama ainda uma reorganização do espaço junto á área de armazéns e junto à atual marina de recreio, para possibilitar, respetivamente, a instalação de novos equipamentos quer de cariz empresarial quer turístico.

Fonte: Lusa

Você também pode gostar ...

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

1