Header

Comemorações do 40.º aniversário do 25 de Abril Lourinhã

25deabrilA inauguração da Biblioteca Municipal da Lourinhã é um dos pontos altos das comemorações dos 40 anos da revolução dos cravos, que têm início no dia 25 de abril, prolongando-se até 3 de maio, com a presença de figuras marcantes deste período histórico, como o tenente-general Jorge Silvério e o músico de intervenção Francisco Fanhais.

Repleto de momentos de elevado simbolismo, o programa comemorativo, organizado pelo Município da Lourinhã, tem início com a clássica corrida “Correr Abril”, agendada para as 09h30 do dia 25, com partida da Praça José Máximo da Costa.

As comemorações prosseguem, às 15h30, com a inauguração da Biblioteca Municipal – um equipamento aberto ao público desde junho de 2013, recentemente dotado com novos recursos enriquecedores da área infanto-juvenil.

Num sítio em que as memórias ganham vida, a Biblioteca vai ser palco da abertura da instalação artística “Luzes de Abril” e da exposição “40 anos do 25 de abril – Caminhos da memória”. A música e a poesia também enquadram o programa desta inauguração, com o espetáculo “Palavras de Abril”, com Raquel Monteiro (Voz) e Gisela Canelhas (Piano).

A finalizar a agenda do dia 25, decorre, pelas 21h00, no auditório da Associação Musical e Artística Lourinhanense (AMAL), a palestra “25 de abril: Os acontecimentos e a consolidação do Regime Democrático” com o tenente-general Jorge Silvério, interveniente na revolução de abril e natural de Ribamar – Lourinhã.

Já no dia 29, Augusto Flor, dirigente associativo, antropólogo e membro da URAP – União dos Resistentes Anti-fascistas portugueses, vai proferir uma comunicação, no auditório da AMAL sobre a temática “Memórias e Registos de um período de transformação Politica e Social”, dando o mote para a inauguração de uma exposição digital organizada pelo Arquivo Municipal, sobre a temática do 25 de abril na Lourinhã.

A 3 de maio, um concerto com o músico de intervenção Francisco Fanhais e o Coro Municipal da Lourinhã encerra, com chave de ouro, a agenda comemorativa dos 40 anos da revolução de abril. O espetáculo, de entrada livre, tem início às 21h30, decorrendo no auditório da AMAL.

PROGRAMA COMEMORATIVO DOS 40 ANOS DO 25 DE ABRIL

25 de abril
9h30 – Correr Abril
15h30 – Inauguração da Biblioteca Municipal

· Inauguração da Instalação Artística “Luzes de abril”
· “Palavras de Abril” – Poemas musicados
Raquel Monteiro (Voz); Gisela Canelhas (Piano)

· Inauguração da Exposição “40 anos do 25 de abril – Caminhos da memória”
· Visita às Instalações
· “Palavras de Abril” – Poemas musicados e cantados
Raquel Monteiro (Voz); Gisela Canelhas (Piano)

21h00 – Palestra evocativa dos 40 anos de abril – “25 de abril: Os acontecimentos e a consolidação do Regime Democrático”
Intervenção do tenente-general Jorge Silvério (Militar da Lourinhã, interveniente na revolução de abril)
Local: Auditório da AMAL

Dia 29 de abril
11h00 – Comunicação – “Memórias e Registos de um período de transformação Política e Social”
Intervenção de Augusto Flor
Local: Auditório da AMAL

Dia 3 de maio
21h30 – Concerto comemorativo do 25 de abril
Com Francisco Fanhais e Coro Municipal da Lourinhã
Local: Auditório da AMAL

Fonte: cm-lourinha.pt

Você também pode gostar ...

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

1